Lucca Herzog
[email protected]
Em reunião na Unisc, nesta quarta-feira, as subcomissões da celebração do Bicentenário da Imigração Alemã atualizaram os planos para o próximo ano. Nos preparativos para os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, juntamente com os 175 anos da imigração em Santa Cruz do Sul, que acontecem em 2024, tendo como marco principal o 25 de julho, representantes da comissão estadual oficial do Bicentenário, vinculados à cultura germânica regional, apresentaram as novas propostas.
As subcomissões preparam uma programação com atividades em áreas como fé e religiosidade, educação, língua, turismo, esportes, arquitetura, gastronomia, cultura e folclore, economia, comunicação, logística, resgate histórico e legado cultural. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora de Santa Cruz, Paulo Trinks, o grupo planeja uma série de encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia.
Cultura e Educação
Dentre os principais eixos temáticos, alguns tópicos já podem ser destacados. Na área da educação, algumas das novidades são projetos como o Laboratório de Prática Comunitária da Unisc, em que alunos inserem temas de pesquisa sobre a imigração e costumes germânicos. Nesse sentido, haverá diversas atividades na universidade, relacionadas ao idioma, à arte, cultura, história, eventos na área da gastronomia, esportes e arquitetura, como exposições de maquetes de construções típicas.
Há também a perspectiva, por parte de integrantes da Academia Santa-cruzense de Letras, de um concurso de redação envolvendo escolas estaduais, direcionado para temas de resgate histórico de vivências e costumes dos imigrantes, de suas famílias e comunidades, além de diversas gincanas em escolas municipais. A ideia, segundo os organizadores, é incentivar os jovens à pesquisa de aspectos culturais, e introduzir objetos de estudo mais significantes na vida dos alunos. Na área da cultura, planejam-se ainda resgates de jogos e brincadeiras infantis.
Na área da língua alemã, são organizadas gincanas em escolas que tem o idioma no currículo, envolvendo atividades relacionadas às histórias de famílias, receitas gastronômicas, nomes de lojas, frases de cemitério no idioma, etc. São reunidas também canções antigas, contando com apresentações de músicos nas comunidades da região.
Esportes
No esporte, Paulo Trinks adiantou a possibilidade da participação da comissão no Campeonato Gaúcho de Futebol de 2024, em jogos de times de municípios que tem a influência da imigração. Outras atividades são programadas, como gincanas culturais e campeonatos de jogos típicos (bolão, bola presa, tiro ao alvo, etc.), passeios ciclísticos culturais por trajetos históricos.
Para participar
Ressalta-se, por fim, o papel da iniciativa de consolidar parcerias, tanto em Santa Cruz do Sul como na região. Mais informações sobre as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no RS podem ser acessadas pelo endereço www.bicentenarioalemao.rs.gov.br. No site, pode ser preenchido o Formulário de Adesão, em que municípios e entidades podem realizar a inscrição de eventos alusivos às comemorações. Ideias iniciais que possam contribuir ou subsidiar o debate e servir de fomento a outras sugestões para a realização de eventos e atividades também são bem-vindas. Paulo Trinks adiantou que o elo de gastronomia, música, indústria e desenvolvimento ganhará importantes colaborações, ao celebrar e valorizar-se não só o migrante alemão, mas também os seus encontros culturais e a integração humana, entre as diversas etnias componentes da sociedade.