Alyne Motta
[email protected]
Na manhã de sexta-feira, 19 de abril, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) – Regimento Gomes Carneiro, realizou uma formatura alusiva ao Dia do Exército. A data remete a 1648, quando ocorreu a batalha nos Montes Guararapes, dando surgimento ao Exército brasileiro.
Durante a leitura da ordem do dia, escrita pelo general do exército Enzo Martins Peri, houve uma alusão à música “Onde o Brasil aprendeu a liberdade”, de Martinho da Vila. “Aprendeu-se a liberdade combatendo em Guararapes, entre flechas e tacapes, facas, fuzis e canhões, brasileiros irmanados sem senhores, sem senzala”.
Ainda na ordem, o general citou que o passado de lutas e glórias pertence ao Exército Brasileiro, sendo este responsável pela defesa da pátria. Sempre no estado de prontidão, a organização militar tem se transformado com o tempo. São 365 anos de existência, necessitando comemorar com entusiasmo.
Alyne Motta
Formatura no batalhão celebrou o Dia do Exército
Para o comandante do 7º BIB, tenente coronel Álvaro Duarte de Oliveira Júnior, o exército é composto de homens e mulheres que lutam pelo mesmo ideal. “A defesa da Pátria é responsabilidade de todos nós”, declarou. Segundo ele, o Exército é uma das instituições de maior credibilidade.
O comandante também declarou que o Exército só encontra-se neste patamar atual devido à dedicação dos militares, da ativa e reserva. “São eles que fazem esta história de sucesso”. Ao fim da solenidade, a tropa do 7º BIB, sob o comando do Major Cravo, desfilou no Pátio Duque de Caxias.
Juramento à Bandeira
Após a formatura, os aspirantes a oficial dentista e médico, Andreia Beltani Ottoni e Ismael Rauber, respectivamente, prestaram o juramento à Bandeira Nacional. Formados, eles optaram por dedicar-se ao Exército. “Gostamos da rotina militar”, explicou Andreia. “O apreço pelo Exército nos trouxe”, acrescentou Ismael.
Alyne Motta
Andreia e Ismael prestaram juramento à Bandeira Nacional
Andreia é formada em odontologia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Cachoeira do Sul, e o santa-cruzense Ismael é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “É um orgulho tê-los aqui, servindo nosso país”, declarou o comandante Duarte Júnior.
Alunos da Apae
Pessoas portadoras de deficiência acabam não necessitando prestar o serviço militar obrigatório, mas nem por isso, deixam de admirar os militares. Numa forma de aproximar essas pessoas do batalhão, o 7º BIB ofereceu, na quinta-feira, 18 de abril, um dia dedicado às pessoas especiais.
Divulgação/7º BIB
Alunos da Apae divertiram-se com a presença de militares
Desde a manhã, 47 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul, estiveram dentro do 7º BIB. Além de poder acompanhar o ensaio da tropa, os estudantes divertiram-se ao som da Banda do 7º BIB, conheceram os blindados e divertiram-se na companhia dos militares.
Homenagens
Major Milton Rogério de Matos – medalha corpo de tropa com passador de prata pelo 2º decênio com bons serviços
3º Sargento Noemio Laerte Hochscheidt – medalha tropa com passador de prata pelo 2º decênio com bons serviços e medalha corpo de tropa com passador de ouro por bons serviços prestados a organizações militares em mais de 20 anos
3º Sargento Rodrigo da Luz Benites – medalha corpo de tropa com passador de bronze por bons serviços prestados em mais de 10 anos e medalha com passador de bronze por serviços prestados na Amazônia
3º Sargento Marcos Raimundo Alves Rodrigues – medalha com passador de bronze por serviços prestados na Amazônia
2º Sargento Elemar Luccas – medalha corpo de tropa com passador de bronze por bons serviços prestados em mais de 10 anos