Alguns por gratidão, outros para celebrar, e outros ainda para experenciar toda a magia que um concerto de música provoca na alma, por diferentes motivos o espaço entre a Catedral São João Batista e a Praça Getúlio Vargas acolheu milhares de santa-cruzenses na quinta-feira, 28.
Era a noite de festa de aniversário dos 145 anos de Santa Cruz do Sul, uma cidade que abriga 133 mil cidadãos, e que muitos deles quiseram marcar presença no primeiro Catedral In Concert, um espetáculo apresentado pelo Coro e Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A programação iniciou com uma missa, celebrada pelo bispo Dom Aloísio Dilli, na Catedral. Na sequência, o público foi convidado a dar um abraço simbólico no templo, como forma de sensibilizar a comunidade para colaborar com doações, já que a igreja passa por reformas.
E o momento mais aguardado foi a apresentação do primeiro Catedral In Concert, comemorativo ao aniversário do município. Antes disso, a prefeita Helena Hermany fez sua saudação aos presentes. “Quero deixar o meu reconhecimento a cada pessoa que aqui nasceu, que ajudou a construir este município, e a todos que escolheram Santa Cruz, seja para morar, para empreender, para trabalhar e aqui realizar seus sonhos. Nossa Santa Cruz chegou ao que é hoje, graças ao esforço de cada um”, iniciou.
Helena encerrou deixando uma mensagem de futuro. “Para que todos que aqui crescem, percebam que esta é uma cidade que se preocupa com as crianças, com os idosos, com os trabalhadores, com todas as pessoas, porque todas são de muito valor. Vamos continuar trabalhando para deixar para nossos filhos e netos, uma Santa Cruz ainda mais linda e desenvolvida”, disse. Após sua fala, a prefeita, acompanhada pelo coro e orquestra, iniciou o Parabéns a Você.
A emoção tomou conta do público com o repertório de música clássica apresentado pela orquestra, somado ao show de luzes projetado na Catedral São João Batista. No concerto, o público pôde prestigiar, sob a regência do maestro Leandro Schaefer, canções populares como Eu sou do sul e Tocando em frente, até Primavera, de Vivaldi, Minuetto, de Luiggi Boccherini, entre outras.
Quem prestigiou o espetáculo foi a família Andrade. O casal Celso e Angela estava lá com os três filhos. “Esta cidade merece tudo isso. É um cidade linda, muito boa para viver, escolhemos morar aqui. Tínhamos oportunidade de ir para outras cidades, mas preferimos morar aqui”, disse Ângela.
Já o casal Carlos Henrique e Gisela, que já morou em várias cidades, optou por retornar à cidade mãe. “Nascemos em Santa Cruz e já moramos em várias cidades do Estado, em Porto Alegre, e inclusive em Florianópolis, mas retornamos para cá. Quando éramos criança a Gaspar Silveira Martins era uma lomba e não tinha nem calçamento. A cidade evoluiu exponencialmente em pouco tempo. Gosto de morar aqui e aqui me sinto muito bem”, relatou a empresária Gisela Carvalho, que assistiu ao espetáculo acompanhado do esposo, o psicólogo Carlos Henrique Limberger.
O primeiro Santa Cruz In Concert integra a programação da Semana de Aniversário de Santa Cruz, que contará ainda com várias atrações e espetáculos culturais no fim de semana.
Os atrativos
Sábado, 30, e domingo, 1º: Festival Santa Cruz Jazz n´Blues
Local: Praça da Cultura (rua Galvão Costa).
Horário: 20h
A programação completa pode ser conferida em www.santacruzjazznblues.com/
Sábado, 30
EsquentaFest, a partir das 14h – na rua Prof. Albino Pedro Sehnem, junto à Subprefeitura de Linha Santa Cruz, com entrada franca – A promoção da Amorlisc, Rotary Club Cidade Alta, Comunidade Católica e Eisschtoksport Alte Pikade, com apoio da Prefeitura. O evento terá as apresentações da Banda Cassino e DJ, além de outras atrações.
Domingo 01/10
13h30 – Praça da Cidadania – Bairro Margarida Aurora