EVERSON BOECK
[email protected]
A 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), com sede em Santa Cruz do Sul, aguarda o repasse de 9 mil doses da vacina contra a gripe A H1N1. As 200 mil vacinas aguardadas pelo Governo do Estado foram recebidas na sexta-feira, 27, e a distribuição aos municípios de abrangência em nossa região, segundo a 13ª CRS, vai acontecer de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde serão priorizadas as regiões com maior circulação viral. Municípios como Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta foram os que registraram maior número de ocorrências da doença neste ano. A imunização deve ter como prioridade as pessoas que fazem parte do grupo de risco (idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores em saúde) que ainda não se vacinaram ou doentes crônicos.
META DE IMUNIZAÇÃO FOI ATINGIDA
Segundo a coordenadora de imunização da 13ª CRS, Beanir Lara, a meta geral na região era vacinar 80% do público alvo e foram vacinados 83%. Analisando cada grupo isoladamente, Beanir lembra que alguns não atingiram a meta. “O grupo das crianças e gestantes, por exemplo, foi atingido. Já o dos idosos ficou abaixo da meta”, explica.
De acordo com Beanir, na região da 13ª CRS a situação está sob controle, porém ela ressalta que os cuidados tradicionais não devem ser deixados de lado. No entanto, é preciso manter os cuidados com a higiene e buscar atendimento médico em caso de suspeita de gripe A. Até o momento o Rio Grande do Sul registra 48 mortos por Gripe A. No município são 70 casos notificados e dois confirmados.
ROLF STEINHAUS
Santa Cruz do Sul e região aguardam a chegada de 9 mil doses da vacina