Dom Canísio Klaus*
Acontece neste final de semana, mais precisamente nos dias 19 a 22 de janeiro, a 136ª festa de São Sebastião Mártir. Serão 4 dias de muita reza, confraternização e animação para homenagear o padroeiro da paróquia e da cidade de Venâncio Aires. Como já acontece desde 1876, toda comunidade venâncio-airense está mobilizada com as festividades do “Bastião”. A imagem do padroeiro peregrinou por todas as comunidades desde o dia 27 de dezembro enquanto as bandeiras visitaram as famílias levando a benção do santo padroeiro. Neste domingo, após a missa campal das 17 horas, a imagem será levada pelas ruas centrais da cidade, acompanhada por uma grande procissão, promovendo, assim, uma das maiores demonstrações públicas de fé na nossa Diocese.
A festa de São Sebastião Mártir quer avivar a nossa fé no Deus defensor e protetor da vida de seu povo, fazendo um convite a São Sebastião Mártir para que “lute conosco por mais saúde, justiça e paz”. Sabemos que a causa do seu martírio foi sua corajosa defesa da vida dos cristãos. Por isso, neste domingo, as milhares de pessoas que estão sendo esperadas para a missa e a procissão vão rezar confiantes esta oração do padroeiro: “Dai-nos, ó Deus, o espírito de fortaleza, para que, sustentados pelo exemplo de São Sebastião, vosso glorioso mártir, possamos aprender com ele a obedecer mais a Vós que aos homens, colaborando assim na construção do vosso Reino. Amém”.
Sintamo-nos todos convidados a participar desta grandiosa festa em honra a São Sebastião Mártir. Particularmente, quero convidar o povo cristão da nossa região a se unir ao povo de Venâncio Aires na missa e procissão que acontece no domingo de tarde, para assim alcançarmos a graça da fortaleza na missão evangelizadora. Na mesma oportunidade também vamos invocar a graça da saúde para as famílias e pessoas que se devotam a São Sebastião Mártir, fazendo eco à Campanha da Fraternidade de 2012, que nos convida a aprofundar a temática da saúde pública.
Que São Sebastião Mártir interceda junto ao Deus da Vida pela melhoria das condições de saúde da população, inspirando ações que propiciem acesso à saúde pública a todas as pessoas necessitadas. E que a 136ª festa de São Sebastião se torne um marco na busca por saúde, justiça e paz.
*Bispo de Santa Cruz do Sul