Luciana Mandler
[email protected]
A fim de atrair investimentos e também com o intuito de auxiliar as empresas já existentes que apresentem projeto de expansão, é que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul conta com a Lei de Incentivos, voltada para empreendimentos industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carina Inês Panke da Silva, o objetivo é fortalecer a economia do Município, propiciando a geração de novas oportunidades de trabalho.
Atualmente, 10 empresas recebem incentivos com respaldo na Lei de Incentivo, nº 6.227 de 7 de junho de 2011, que estabelece incentivos fiscais com isenção sobre ISSQN, IPTU e ITBI, além de incentivos em aluguéis. Destas, cinco empresas recebem incentivo através da isenção de impostos e cinco por meio de auxílio com aluguéis.
Ainda, conforme a secretária Carina, hoje, três empresas recebem auxílio mediante a Termos de Cessão de Uso para instalação em imóveis do Município e o Berçário Industrial, onde há 16 empresas com contrato vigente e duas em processo de instalação.
Mas por quanto tempo esses incentivos podem ser usufruídos? Carina explica que os períodos de validade estão condicionados a negociação inicial com empreendedores interessados em investir no Município. “De acordo com o que estabelece a Lei de Incentivos, onde o tempo médio para isenções é de 10 anos e para os aluguéis é de até três anos”, explica.
Empresas que recebem incentivo de aluguel:
- Business 2 Security Ltda;
- Epidae Indústria Representação Comércio de Alimento Ltda;
- CWR Soluções Industriais Ltda;
- Repense Soluções Ambientais Ltda;
- Dupont Distribuidora de Alimentos Ltda.
Obs: Dados do Portal da Transparência.