EVERSON BOECK
[email protected]
O décimo aniversário do Encontro Universitário do Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado na noite de terça-feira, 20, no saguão do bloco 21, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante uma década o evento, promovido pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-afroSCS), tem sido uma das formas de dar visibilidade e estimular a presença de pessoas negras nas universidades.
Conforme Iuri Azeredo, um dos coordenadores do encontro, este ano, diferente das edições anteriores, o evento teve um caráter de integração e comemoração festivas. “Tivemos uma presença de público bastante qualificada para este momento festivo. Oferecemos bolo, chá, café e som ambiental comandado por DJ´s”, festeja.
Para Azeredo, o encontro também teve como finalidade lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra com um enfoque universitário. “No evento foi lembrado que nos últimos anos houve um aumento expressivo de negros ingressando nas universidades tanto como alunos quanto funcionários, além de outros segmentos da sociedade. Este momento serviu para lembrarmos a importância desta luta pela igualdade”, ressalta.
PARA SABER
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui o dia 20 de novembro no calendário escolar. A mesma data também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. As aulas referentes ao tema, visam propiciar o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
ROLF STEINHAUS
Evento tem sido uma das formas de dar visibilidade e estimular a presença
de pessoas negras nas universidades
O evento teve um caráter de integração e comemoração